O PASSO A PASSO PARA FRANQUEAR O SEU NEGÓCIO COM SUCESSO

O processo de franqueamento do seu negócio exige um planeamento cuidadoso, detalhado e um compromisso sólido com a qualidade e consistência da operação.

Neste artigo, revelamos os passos fundamentais que deve seguir para se tornar um franqueador de sucesso, desde o momento da conceção da ideia/modelo de negócio até à operação de implementação da sua rede de franquias.

Assim é fundamental que:

  1. Avalie se o seu modelo de negócios é suscetível de ser franqueado

Deve procurar orientação especializada para analisar, de forma detalhada, o setor de mercado em que a franquia irá atuar, o seu potencial de crescimento, as tendências do setor e a concorrência, assim como avaliar se os produtos ou serviços comercializados atem as necessidades ou interesses da franquia.

  1. Proteja os sinais distintivos do seu negócio e os segredos comerciais

A proteção da propriedade intelectual do seu negócio garante a lealdade da concorrência, atribui direitos privativos e agrega valor e riqueza ao seu negócio. É imprescindível que efetue o registo da sua marca e logótipo e assegure a proteção dos segredos comerciais do seu negócio.

  1. Estruture a sua operação de franquia e elabore um plano de negócios

Para garantir o sucesso do franqueamento do seu negócio é essencial estruturar juridicamente a operação e elaborar um plano de negócios robusto.

A estruturação jurídica adequada envolve a criação de contratos claros e completos, o registo da sua marca, a proteção dos segredos comerciais, o planeamento fiscal da rede de franquias, entre outros.

Além disso, um plano de negócios detalhado fornece um roteiro estratégico para a expansão da franquia, incluindo análise de mercado, projeções financeiras e estratégias de marketing, assegurando que todas as partes tenham uma visão clara dos objetivos e caminhos para o sucesso.

  1. Recrute e selecione os franqueados de forma rigorosa

No processo de recrutamento e seleção dos franqueados é essencial a definição de critérios claros, objetivos e transparentes na seleção dos franqueados. É também crucial o estabelecimento de processos de avaliação dos candidatos, de modo a promover a transparência do processo seletivo de candidatos.

  • Procure assessoria jurídica na elaboração do contrato-promessa e do contrato definitivo da franquia

Numa primeira fase é fundamental a celebração de um contrato-promessa de franquia, dada a impossibilidade imediata de celebrar o contrato definitivo de franquia por ainda não se encontrarem reunidas todas as condições necessárias.

Numa segunda fase, dispondo as partes de todos elementos necessários, passar-se-á celebração e assinatura do contrato definitivo de franquia.

Em qualquer das situações, o contrato de franquia tem de ser claro, objetivo e abrangente, definindo inequivocamente os direitos e as obrigações do franqueador e do franqueado, assegurando assim a segurança jurídica necessária para a celebração do negócio.

  • Transmita detalhadamente o know-how (saber-fazer) ao franqueado

A transmissão do saber-fazer é decisiva no sucesso da franquia.

Por regra, a passagem de conhecimento ocorre através da disponibilização e explicação por parte do franqueador aos franqueados de diversos manuais que devem compor a operação de franquia. São eles:

  1. Manual operacional, de onde constam os procedimentos para a gestão diária do negócio;
  2. Manual técnico que assegura a harmonia dos equipamentos utilizados pelos franqueados;
  3. Manual de gestão de clientes, que indica ao franqueado a forma de se relacionar com os clientes;
  4.  Manual de gestão financeira que apresente as melhores práticas para a gestão financeira da franquia;
  5. Entre outros que se adequem à franquia em causa.
  6. Ofereça um suporte contínuo e personalizado aos franqueados

O apoio prestado aos franqueados é também um dos fatores determinantes do sucesso da operação de franqueamento do negócio.

Assim, deve colocar à disposição do franqueado um ou mais funcionários experientes no início da atividade, realizar ações de formação e disponibilizar manuais de procedimentos para consulta constante pelos franqueados.

  • Controle a sua rede de franchising

A avaliação do desempenho dos franquiados é muito importante para o sucesso de uma franquia. Por este motivo, é essencial que controle a sua rede através, por exemplo, da realização de visitas periódicas, do envio de cliente mistério, da realização de inquéritos de satisfação aos clientes e do acesso ao sistema informático de gestão para verificação do regular funcionamento do negócio na unidade franqueada.

  1. Expanda a sua rede de franquias de forma inteligente e estratégica

Elabore um plano de expansão para a sua franquia de forma estratégica e controlada, com recurso à definição de metas de crescimento, prazos e critérios para a seleção de novas unidades. Invista também na organização de eventos para captar novos franqueadores e atrair potenciais candidatos.

No entanto, lembre-se que o franchising está em constante evolução, com novas tendências e oportunidades e, por isso, deve manter-se atento e atualizado para alcançar um sucesso duradouro e sustentável.  

Se está pronto para dar o próximo passo e expandir o seu negócio através da franquia entre em contacto com um advogado especialista para obter mais detalhes e informações sobre como transformar o seu objetivo em realidade.