O CASO DE SUCESSO DA REDE DE FRANCHISING DOUTOR FINANÇAS

O Doutor Finanças é uma fintech na área do bem-estar financeiro, que ajuda os clientes a tomar as melhores decisões financeiras, principalmente, nas áreas do crédito à habitação, crédito consolidado e seguros. No seu portal, disponibiliza uma vasta gama de artigos, dicas de poupança, ferramentas, simuladores e outras soluções que ajudam as pessoas a gerirem melhor as suas finanças pessoais.

Expansão através do Franchising

Recentemente, em 2023, o Doutor Finanças tem reforçado a sua presença física por meio de uma rede de franchising, com a abertura de várias lojas em todo o país. O objetivo é tornar-se o maior intermediário de crédito nacional.

Para fazer parte da rede Doutor Finanças, os candidatos a franqueados terão de entrar em contacto com a empresa, realizar uma entrevista e receber formação para garantir que a missão, linguagem e o método de trabalho representam a cultura e a visão da empresa.

Dois caminhos para se tornar franqueado Doutor Finanças

Existem duas vias para fazer parte da rede Doutor Finanças:

  1. Para intermediários de crédito existentes: recebem formação para melhorar os seus métodos de trabalho, com foco a nível comercial, de comunicação e marketing digital; têm também acesso ao sistema informático e a formação contínua para simplificar processos e alcançar uma integração eficaz. Este processo dura cerca de 30 dias.
  2. Para novos intermediários de crédito: a rede Doutor Finanças proporciona a certificação de intermediário de crédito e as certificações de crédito habitação e pessoal. Esta formação, com um custo associado, pode ser realizada com o apoio do Doutor Finanças e nas suas instalações. Este processo terá em média a duração de 90 dias.

Após a fase de certificação, os intermediários externos têm acesso aos acordos e parcerias do Doutor Finanças. Uma vez autorizados pelo Banco de Portugal, os candidatos são plenamente integrados na rede e assinam um contrato de franchising.

Independentemente do caminho, o Doutor Finanças procura candidatos que demonstrem vontade e prazer em ajudar as pessoas e que se identifiquem com os valores da empresa.

Benefícios para os Franqueados

Os franqueados da rede Doutor Finanças têm acesso a diversas vantagens:

  • Ferramentas de gestão de processos: a rede utiliza um CRM (Customer Relationship Management) exclusivo, chamado Clínica, que é o centro de comunicação entre intermediário, cliente e parceiros de negócios. Esta plataforma tecnológica facilita a intermediação de crédito e a mediação de seguros, permitindo lidar com um grande volume de clientes e mantendo elevados níveis de qualidade.
  • Acompanhamento comercial e jurídico: este suporte permite aos profissionais da rede focarem-se no desenvolvimento melhorado do seu trabalho, sem se preocuparem com burocracias.
  • Materiais de comunicação e marketing: uma equipa dedicada oferece apoio nos materiais de comunicação para potenciar o sucesso do negócio.
  • Plano de formação contínuo: oDoutor finanças oferece formação inicial e contínua, além de partilhar o seu know-how e ferramentas desenvolvidas ao longo dos anos.

O sucesso do Doutor Finanças deve-se a uma estratégica focada inicialmente no desenvolvimento de ferramentas (CRM) que simplificassem os processos e aumentassem a produtividade da equipa.

Posteriormente, a empresa focou-se em aumentar a sua rede de intermediários externos, ligando os benefícios da gestão de processos ao apoio humano, através da app “Fale com o Doutor” e da expansão da rede de franchising em 2023.

A rede franchising Doutor Finanças tem crescido graças à transmissão exímia do know-how aos franqueados, ao acesso a um CRM inovador, ao acompanhamento comercial e jurídico, aos materiais de marketing e à formação contínua oferecida.

Atualmente, o Doutor Finanças conta com uma unidade própria e 39 unidades franqueadas em Portugal. Os novos franqueados investem entre 1.000,00€ ou 10.0000,00€, com royalties de 30% ou 8%, dependendo do perfil, de royalties, sem taxa de marketing[1].

Hoje, o Doutor Finanças não é apenas um intermediário de crédito, mas também um mediador de seguros e um formador em várias áreas financeiras.

O caso de sucesso do Doutor Finanças demonstra a importância de uma estratégia bem planeada e da adaptação contínua às necessidades do mercado, tornando-se um exemplo inspirador para empreendedores no setor do franchising.


[1] Baseado em informação do website da Associação Portuguesa de Franchising.